Lente Escleral para Ceratocone em Curitiba

Os problemas oftalmológicos podem afetar pessoas de qualquer idade ou sexo e muitas vezes causam incômodos, preocupação e redução da qualidade de vida.

Miopia, astigmatismo e hipermetropia são os mais prevalentes e conhecidos, contudo, outra patologia muito importante é o ceratocone, condição que atinge cerca de 1 a cada 20.000 pessoas. Além disso é a principal causa de transplante de córnea no Brasil. No ceratocone, as alterações no formato da córnea provocam a distorção da visão e muitas vezes incapacitam o seu portador para as atividades do cotidiano.

Para o controle ou melhora da qualidade visual no ceratocone, existem diversos aliados, que vão desde colírios para o controle da alergia ocular até cirurgias especializadas para a redução das irregularidades corneanas.

Uma das formas de melhorar a qualidade de visão nestes casos é o uso de lentes de contato. Estas lentes estão disponíveis em diversos modelos e materiais e buscam compensar as deformações na córnea, possibilitando melhora da acuidade visual. As lentes de contato esclerais são um dos modelos bastante utilizados pois proporcionam conforto superior às lentes rígidas convencionais e ótima qualidade visual.São frequentemente utilizadas com sucesso, mesmo nos casos onde muitos métodos falharam.

Confira abaixo as vantagens da lente escleral e suas principais características!

Lente escleral

“Este tipo de lente difere das de contato RGP (lentes rígidas gás permeáveis) pois tem diâmetro maior e se apoia na esclera (região branca dos olhos) e não na córnea, possibilitando maior conforto e consequentemente melhor adaptabilidade e adesão ao tratamento” explica a Dra. Fernanda Piccoli.

O conceito de lentes esclerais é bastante antigo. Entretanto, os modelos anteriores não possibilitavam boa troca de oxigênio com a córnea e o seu uso era frequentemente relacionado à hipóxia corneana, o que colocava o olho em risco.

As lentes esclerais atualmente utilizadas são confeccionadas com material de última geração, proporcionando até 100% de permeabilidade ao oxigênio, garantindo segurança e conforto mesmo após longos períodos de uso.

Segundo a Dra. Fernanda Piccolli,muitos pacientes com ceratocone avançado tem dificuldade com a adaptação de lentes de contato rígidas convencionais porque elas se movimentam muito nos olhos. Isto causa grande desconforto e perdas frequentes das lentes RGP. Estes pacientes acabavam sendo submetidos ao transplante de córnea como único forma de recuperar a visão. Graças às lentes esclerais e semi-esclerais, esta indicação de transplante vem sido sensivelmente reduzida.

Pacientes que utilizam a lente escleral relatam que o conforto e a adaptação ao tratamento são melhores em comparação ao uso de lentes rígidas usuais.

Contudo, é necessário ressaltar a importância da adaptação realizada por médico oftalmologista especializado em córnea e em lentes de contato. A adaptação por profissional capacitado, precedida  de avaliação médico oftalmológica criteriosa garante o sucesso no uso das lentes de contato.

Dra. Fernanda Piccoli é médica oftalmologista com especialização em córnea e segmento anterior, membro da SOBLEC (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato), e possui larga experiência em adaptação de lentes de contato em córneas irregulares.

Lente Escleral em Curitiba

Para agendamento de consultar e maiores informações sobre a lente escleral entre em contato com a Dra. Fernanda Piccoli através do Whatsapp abaixo.



Deixe uma resposta

Cirurgias Refrativas em Curitiba, Ceratocone