Um dos procedimentos mais comuns realizado nos olhos é a cirurgia refrativa. O procedimento na maioria dos casos é bastante confortável para o paciente , sendo totalmente indolor e a anestesia é realizada sómente com colírio anestésico. A aplicação do laser demora poucos segundos e o paciente não fica internado
A cirurgia refrativa visa remodelar a curvatura da córnea para corrigir erros refrativos ( também chamado grau dos olhos) , através de um micropolimento a laser da superfície da córnea.
Cirurgias refrativas são utilizadas para corrigir erros refrativos como: miopia, astigmatismo, hi
Miopia
A miopia é caracterizada como um distúrbio da visão onde o indivíduo consegue enxergar objetos que estão perto, porém a visão de longa distância torna-se borrada. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia cerca de 35% da população do ocidente é afetada pelo erro refrativo da Miopia.
Astigmatismo
O astigmatismo ocorre devido a uma curvatura irregular da córnea. Esta curvatura causa uma alteração dos raios de luz que chegam na retina, fazendo com que não cheguem todos no mesmo ponto. Desta forma, portadores de astigmatismo possuem uma visão embaralhada para a visão de curta e longa distância.
Hipermetropia
A hipermetropia é caracterizada como o oposto da miopia. Indivíduos com hipermetropia tem facilidade em ver objetos à distância, porém objetos próximos ficam desfocados. A hipermetropia pode atrapalhar em hábitos como leitura ou assistir televisão.
Presbiopia
A presbiopia ou vista cansada costuma ocorrer em indivíduos com mais de 40 anos. A presbiopia se manifesta como a incapacidade dos olhos em focar objetos próximos.