Já ouviu falar em Ceratocone? Conheça mais sobre a doença e opções de tratamento em Curitiba

Segundo a sociedade brasileira de oftalmologia, a cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo. Somente no Brasil, o número de cegos supera meio milhão de pessoas (IBGE, 2010).

A organização mundial da saúde estima que cerca de 60% a 80% dos casos são tratáveis e até mesmo previsíveis.

Uma dúvida frequente com relação ao ceratocone é se ele causa cegueira, apesar de ser uma doença que em sua progressão dificulta muito a visão, o ceratocone não chega a causar cegueira completa. No entanto, uma boa parte da acuidade visual pode sim ser comprometida, dificultando ou até mesmo impossibilitando a realização de tarefas simples do dia a dia, como ler e dirigir.

Quais são os principais sintomas do Ceratocone?

Os sintomas mais característicos da ceratocone são a troca constante de grau dos óculos, coceira, excessiva dos olhos que ocorre com maior frequência em pessoas alérgicas, sensibilidade a luz, dificuldade em enxergar em ambientes com pouco luminosidade e visão duplicada.

Crosslinking para Ceratocone

Dentre os tratamentos para ceratocone, a Dr. Fernanda Piccoli que é médica oftalmologista especialista em tratamento de ceratocone, destaca o Crosslinking, um procedimento relativamente simples e que apresenta resultados satisfatórios.

O Crosslinking é um tratamento que aumenta a rigidez e a resistência da córnea, com isso busca evitar que a ceratocone tenha uma evolução em sua deformidade.

O tratamento se dá através da aplicação de um colírio especial, que possui riboflavina, em seguida realiza aplicações de luzes ultravioletas (UV-A) para fixar a substância na córnea.

Embora aconteça em alguns casos, o intuito principal do Crosslinking não é reduzir o grau da doença e sim estagnar seu avanço, fortalecendo a córnea.

O que é a Riboflavina?

A riboflavina é a vitamina B2, que está presente em nosso organismo e tem importante atuação no metabolismo de gorduras e na saúde dos olhos, boca, pele e cabelos.

No tratamento de ceratocone com Crosslinking essa molécula é fundamental, atuando junto com a radiação UV para o enrijecimentoda córnea, estabilizando a progressão do doença.

Isso acontece porque quando instilada sobre a córnea e estimulada por luz ultravioleta, a riboflavina aumenta as ligações cruzadas entre as moléculas de colágeno.

Quais as outras opções para o tratamento de Ceratocone?

As opções de tratamento vão depender do estágio da doença no paciente.

Dra. Fernanda Piccoli explica que o ceratocone começa na adolescência e se desenvolve até a fase adulta e possui estágios diferentes de evolução.

São quatro fases de desenvolvimento da doença:

1ª fase — Leve: quando os problemas de visão e os erros refrativos estão diminutos. Nesta fase costuma ser indicado a utilização de óculos e Lentes de Contato Rígida Escleral combinada com Crosslinking da córnea

2 ª fase — Moderada: A capacidade de enxergar começa a ficar afetada, havendo a percepção também dos sintomas causados pelos problemas de refração. As opções de tratamento que costumam ser recomendadas para a segunda fase do ceratocone são: Lentes de Contato Rígida Escleral aliada ao Crosslinking da córnea

3 ª fase — Grave: Nestes casos o uso de lentes e óculos para melhorar a córnea já não são mais suficientes, sendo recomendado procedimentos para conseguir evitar a piora para o estágio seguinte, ou procedimentos para a melhora da visão. O Anel de Ferrara e Crosslinking são procedimentos muito indicados na terceira fase de evolução do ceratocone, juntamente com lentes de contato rígida escleral.

4 ª fase — Muito Grave: Neste caso cirurgias que visam estabilizar a córnea já não são mais uma opção viável. O transplante de córnea acaba sendo a melhor opção para estes casos.

A importância do diagnóstico precoce do ceratocone

Quanto antes for realizado o diagnóstico da doença, mais opções de tratamento serão possíveis ao paciente, e quanto antes iniciar o tratamento, melhor será a qualidade da visão do paciente no curto, médio e longo prazo.

Especialista em Ceratocone em Curitiba

Dra. Fernanda Piccoli Schmitt é oftalmologista especialista no tratamento do Ceratocone em Curitiba. A médica participa ativamente em congressos no Brasil e no exterior, buscando sempre trazer o que há de melhor para o tratamento avançado do ceratocone para Curitiba.

Entre em contato via Whatsapp e agende sua consulta.



Deixe uma resposta

Cirurgias Refrativas em Curitiba, Ceratocone