Cirurgia de Catarata em Curitiba: O que é catarata, causas e tratamento em Curitiba

O que é catarata?

A catarata é caracterizada pela perda da transparência do cristalino (a lente natural do olho), que ocorre de maneira progressiva. Os primeiros sintomas dessa doença são visão turva, fotofobia (sensibilidade à luz) e redução da visão noturna, que podem aparecer com menos intensidade no início, mas podem acabar se agravando com o passar do tempo.

Isso quer dizer que o cristalino fica opaco (turvo) ao passar dos anos, e se instala lentamente, o que atinge a visão. O envelhecimento é o motivo mais comum do surgimento da catarata, porém podem haver outras razões.

Mas para entender o que é catarata, é necessário entender antes o cristalino. Ele é um lente transparente natural que há no olho, tem um papel importante para ajudar a formar a imagem na retina.

Permite que objetos tanto de longe, quanto de perto sejam focados, o que é denominado de acomodação. Por isso, qualquer modificação na constituição dessa lente, altera a geração da imagem na retina, e como consequência na visão.

Quando uma pessoa possui catarata, a visão se torna dependente do grau de opacificação do cristalino, e quanto maior for ela, maior serão os problemas na visão. Em casos extremos, há a possibilidade de ficar cego.

Evolução da catarata

A catarata pode evoluir de forma lenta, podendo levar muitos anos até que os sintomas se tornem acentuados. Porém, a evolução pode ser bem rápida, e comprometer a visão significativamente, o que pode tornar necessário a intervenção para restabelecer a visão.

Sintomas da catarata

É comum que pessoas que possuam catarata tenham os seguinte sintomas:

  • Visão embaçada ou turva;
  • Redução da sensibilidade ao contraste e às cores;
  • Visão dupla em um olho (diplopia monocular);
  • Redução da visão noturna;
  • Modificação frequentes de erros refrativos, com alteração de óculos frequente;
  • Ampliação da sensibilidade à luz (fotofobia).

Geralmente, no início, a catarata é assintomática, e se aumentar o nível de opacificação do cristalino, os sintomas podem se acentuar. Ou seja, eles se tornam mais intensos a depender do grau de opacificação.

Quais são as causas da catarata?

A catarata costuma acontecer por causa do envelhecimento natural, que ocorre por volta dos 45 anos, e os sintomas da hipovisão geralmente aparecem a partir dos 60 anos. Apesar dessa ser a causa mais comum, outras razões podem ser o motivo do aparecimento da catarata, como medicamentos, doenças, inflamações oculares ou cirurgias intra-oculares.

Tipos de catarata

Existem duas situações em que essa doença pode aparecer: no nascimento ou pode se desenvolver nos primeiros 6 meses, ou ela pode afetar alguém com a idade mais avançada. Nesse último caso, pode ter relação com envelhecimento mais ou menos precoce, patológica (uveítes),metabólica (diabetes), radioativa, etc.

Saiba mais a seguir sobre os tipos de catarata existentes:

Catarata incipiente

A facoesclerose ou a catarata incipiente como também é chamada quando fala-se de evolução da catarata, ou seja, no cristalino existe alguma turvação, contudo a visão está quase normalizada. Dependendo do grau de turvação do cristalino, é que se pode conceituar a catarata como madura, incipiente ou hipermadura.

Ela não possui indicação cirúrgica, ou seja, é necessário que o oftalmologista acompanhe a opacificação do cristalino, e dependendo decida em fazer a cirurgia de catarata em Curitiba.

Catarata senil

A catarata da idade ou senil, geralmente, se desenvolve após os 65 anos, e tem uma evolução lenta, além de ser bilateral. Por essa razão, também é conhecida como “catarata no idoso”. Se o paciente possuir diabetes, ela pode se desenvolver mais rapidamente.

Para tratar, é necessário fazer uma cirurgia de catarata em Curitiba, em que se costuma utilizar a facoemulsificação com introdução de lente (acrílica) dentro do olho, além de anestesia tópica (gotas).

A cirurgia pode ser feita em qualquer idade, e mesmo que esteja presente qualquer patologia sistêmica. A decisão deve ser tomada de acordo com a acuidade visual apresentada, segundo a necessidade e a atividade de cada doente.

Catarata subcapsular

Esse tipo de catarata pode ser dividido em dois:

Catarata subcapsular posterior

A catarata subcapsular posterior está localizada na frente da cápsula posterior. Pode ser causada, muitas vezes, por corticóides, ou seja, tratamentos sistêmicos.

Catarata subcapsular anterior

A catarata subcapsular anterior está localizada atrás da cápsula anterior. Pode ser causada, na maior parte das vezes, por atividades realizadas com muita exposição ao calor.

O tratamento desse tipo de catarata é cirúrgico que deve ser realizada por um especialista em catarata em Curitiba, feita de forma idêntica a catarata senil.

Catarata nuclear

Na catarata nuclear, a opacificação é verificada nos núcleos do cristalino. A catarata senil nuclear é muito comum em idosos, o que potencializa o aumento da densidade do cristalino, causando a miopia, que geralmente, é chamada de segunda visão.

Catarata cortical

Essa catarata é representada pela opacificação do córtex lenticular, o que é comum em pessoas com diabetes. Tanto os sintomas como o tratamento são parecidos com a catarata senil.

Catarata traumática

Pode ser causada por traumatismos contusos ou perfurantes. Geralmente, este tipo de catarata costuma atingir apenas o olho que teve traumatismo, o que independe de idade.

Caso tenha contato com a cápsula lenticular, ela pode se desenvolver muito rápido, quase que imediatamente. A catarata pode se desenvolver após meses ou anos, se a cápsula se mantiver íntegra.

Catarata congênita

A catarata congênita pode se apresentar no nascimento, ou se desenvolver nos primeiros 6 meses de vida. Como também pode afetar crianças, também é conhecida como “catarata infantil” ou “catarata congênita infantil”.Ela pode afetar só um olho, que é chamada catarata congênita unilateral, ou nos dois olhos, conhecida como catarata congênita bilateral.

Em recém-nascidos, na catarata congênita, a pupila ao invés de ter luar róseo, pode apresentar um aspecto esbranquiçado (leucocoria),  um sinal fundamental no diagnóstico. Este tipo de catarata, na maioria das vezes, é causada por infecções (como a rubéola) na grávida durante os três primeiros meses.

O tratamento é feito de cirurgia de catarata em Curitiba, e tanto ela como o diagnóstico devem ser feitos precocemente, de forma a evitar a ambliopia.

A catarata tem cura?

Ela não possui cura, mas se receber o tratamento conveniente, é possível o restabelecimento de uma vida completamente normal.

Tratamento da catarata

O único tratamento para a catarata é a cirurgia de catarata em Curitiba. Não há outro tratamento natural, nem médico para essa doença.

Cirurgia de catarata em Curitiba

Essa cirurgia  é feita com um especialista de catarata em Curitiba por meio da emulsificação do cristalino através de ultra sons, ou seja, o núcleo é aspirado e micro fragmentado por uma ponteira ultrassônica (facoemulsificação).

Logo após a retirada do córtex e do núcleo do cristalino, é realizada uma implantação da lente intraocular no local que antes estava ocupado pelo cristalino, mais precisamente dentro do saco capsular.

Assim como qualquer cirurgia, o procedimento cirúrgico possui riscos e potenciais complicações que devem ser ressaltadas, apesar de ser bastante seguro.



Deixe uma resposta

Cirurgias Refrativas em Curitiba, Ceratocone