Ceratocone: opções de tratamento em Curitiba

O ceratocone é uma condição ocular que normalmente surge durante a adolescência e que afeta a córnea, uma camada fina do olho que é responsável por projetar a luz sobre a retina.

Com a progressão da doença, a córnea vai perdendo o seu formato esférico, assumindo com isso um aspecto de cone. Além disso, ela acaba se tornando mais sensível e fina.

Essa condição ocular é hereditária e geralmente se manifesta entre os 10 e 25 anos de idade, podendo evoluir até os 40 anos ou então estabilizar, dependendo do fator genético e dos hábitos do paciente.

É importante não coçar ou esfregar os olhos, por conta da sensibilidade da córnea.

Sintomas do Ceratocone

Dentre os principais sintomas que do ceratocone, podemos destacar:

  • Sensibilidade a luz;
  • Necessidade constante da troca de óculos e lentes, por conta do aumento do grau;
  • Visão dupla;
  • Dificuldades em enxergar a noite;
  • Perde progressiva da visão.

É importante que o paciente inicie o tratamento assim que o ceratocone for diagnostico, pois quanto mais rápido for iniciado mais chances de conter a evolução da doença impedir uma grande perda da visão.

Opções de tratamento para ceratocone em Curitiba

Existem disponíveis alguns tratamentos possíveis para o Ceratocone, a escolha do melhor tratamento vai se dar conforme o grau de avanço da doença e as necessidades do paciente.

Em casos de melhorar da acuidade visual, é possível o uso de óculos e lentes, mas vale ressaltar que isso não vai impedir a progressão da doença, apenas vai auxiliar no desvio da luz para que ela possa chegar à retina de forma correta.

  • Crosslinking

O tratamento inicial para tentar corrigir o Ceratocone é o Crosslinking,consiste na aplicação de colírios com vitamina B2 e de um feixe de luz ultravioleta na córnea, que vai fortalecer o colágeno da região e impedir que a deformação seja maior.

  • Anéis de ferrara (Anel intra corneano)

O tratamento do ceratocone com a implantação do anel intra corneano ou Anel de Ferrara é indicado quando o uso de óculos ou lentes de contato já não é suficiente para a correçãoda visão.

O procedimento é cirúrgico, realizada utilizando anestesia tópica com colírio anestésico e consiste no implante de um ou dois segmentos de anel PMMA (acrílico) transparentes e finos no estroma da córnea (interior da córnea). Rápido e indolor, tem como objetivo normalizar a curvatura anterior da córnea, reduzindo o astigmatismo e melhorando a visão. É um tratamento seguro, que pode ser revertido e ajustável, pois os segmentos podem ser retirados ou reposicionados caso o resultado não tenha sido satisfatório.

A técnica mais moderna e utilizada para implantar o anel intra corneano é a técnica a laser (laser de femtosegundo), proporcionando resultados mais precisos, com segurança e conforto para o paciente.

Segundo a Dra. Fernanda Piccoli, após o anel ter sido implantando, reavalia-se o grau dos óculos e lentes de contato, pois muitos pacientes não precisam mais fazer o seu uso após a cirurgia.

Porém, em casos mais graves, no qual o Ceratocone está muito avançado ou o tratamento não foi iniciado a tempo, será necessário um transplante de córnea, por meio de um procedimento realizado com o máximo controle possível e de acordo com o Sistema Nacional de Transplantes e Bancos de Olhos locais.

 

 

 

 

 

 



Deixe uma resposta

Cirurgias Refrativas em Curitiba, Ceratocone